fbpx Fale Conosco X
Dúvidas?
Clique para Falar Conosco!
Clique Aqui para Falar Conosco!

Como fazer bife de chorizo acebolado

Clássico corte argentino, o bife de chorizo vem ganhando fãs pela sua suculência e maciez, sendo melhor apreciado se preparado em grossas fatias.

Em geral, esse corte é feito assado ou grelhado, mas nada impede de você fazê-lo na frigideira, especialmente se seguir essa nossa receita. Confira os ingredientes:

  • 2 bifes de chorizo de cerca de 200g cada, algo como 2 dedos de altura
  • 1 cebola roxa em gomos
  • 1 cálice de licor de conhaque
  • 1 cálice de suco de laranja
  • Raspas de ½ laranja
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Para começar, esquente uma frigideira, de preferência de fundo grosso, em fogo alto até esfumaçar. Coloque a manteiga e quando ela tiver derretido, leve a carne à frigideira, deixando-a selar por 2 minutos de cada lado. 

Assim, quando passar 2 minutos, vire e deixe mais 2 minutos do outro lado. Isso irá formar uma crosta na carne, selando-a e mantendo sua suculência e maciez.

Depois deixe mais 1 minuto na frigideira para cozinhar o interior da carne. Dessa forma, ela ficará mal-passada; se quiser mais paassada, deixe mais tempo, mas não recomendamos, pois a carne não ficará tão macia e suculenta.

Retire os bifes de chorizo, polvilhe com sal e reserve. Na mesma frigideira, leve a cebola para saltear; ela irá se misturar com a caramelização da carne criada na frigideira, ganhando cor e sabor. 

Acrescente então o conhaque e incline levemente a frigideira para o fogo para que a bebida incendeie e flambeie a cebola. Não se preocupe com as chamas, elas irão apagar rapidamente quando o álcool tiver sido evaporado.

Quando o fogo tiver apagado, adicione o suco de laranja e deixe reduzir um pouco. Em seguida, acrescente as raspas de laranja e tempere com o sal e a pimenta.

Disponha o molho acebolado sobre os bifes de chorizo e sirva. Bom apetite!



Deixe uma resposta